Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Para o TST declaração é suficiente para concessão da gratuidade

    Publicado por SORAIA ROCHA BRIZOLA
    há 4 anos

    Para o TST declaração é suficiente para concessão da gratuidade

    15/09/2020 as 12:25

    TST Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Reforma Trabalhista

    Ao julgar o Recurso de Revista da reclamada o Tribunal Superior do Trabalho reformou o acórdão do Regional que manteve o indeferimento da justiça gratuita com base na remuneração anterior da reclamante desempregada e concedeu os benefícios da gratuidade por previsão no inciso I da Súmula 463 da Corte.

    Entenda o caso

    O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região conheceu do recurso ordinário da autora e negou provimento, mantendo a sentença que indeferiu os benefícios da justiça gratuita.

    LEIA TAMBÉM:

    A Corte entendeu que o valor da última remuneração da reclamante, somando cerca de 10 mil reais, afastou a presunção de hipossuficiência.

    A reclamante recorreu aduzindo que está desempregada e que declarou ser hipossuficiente, ressaltando a desnecessidade de comprovar a insuficiência de recursos. Ainda, argumentou que o desemprego justifica a concessão dos benefícios da justiça gratuita, não sendo parâmetro o salário que recebia anteriormente.

    Por fim, alegou que a decisão violou os artigos 14, § 2º, da Lei nº 5.584/1970, 4º, § 1º, da Lei nº 7.510/1986, 790, § 4º, da CLT e é contrária à Súmula 463, I, e a O.J. 269 da SBDI-1, do TST.

    Decisão do TST

    Os ministros da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho, com voto do Ministro relator Alberto Bresciani, ressaltaram que os precedentes da Corte impõem a reforma do julgado, assistindo razão à reclamante.

    Isso porque a Turma entende pela aplicação da Súmula 463, I, do TST, que ressalta a necessidade, tão somente, da declaração de hipossuficiência para a concessão da justiça gratuita, quanto aos pedidos a partir de 26 de junho de 2017.

    Nesse sentido, acostou precedentes da Corte, dentre eles o agravo de instrumento em recurso de revista n. 1000575-39.2017.5.02.0252, da 8ª Turma, Relatora Ministra Dora Maria da Costa. Segue ementa:

    "AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO DE REVISTA. [...] 4. JUSTIÇA GRATUITA. Verifica-se que o Tribunal Regional dirimiu a controvérsia em sintonia com o item I da Súmula nº 463 desta Corte, segundo o qual, para pessoa natural, a declaração de hipossuficiência econômica firmada pela parte ou pelo advogado é bastante para a comprovação da impossibilidade de a parte arcar com as despesas do processo. Agravo de instrumento conhecido e não provido."

    Assim, foi conhecido o recurso por contrariedade à Súmula 463, I, do TST e dado provimento para deferir a gratuidade de justiça à reclamante.

    Por Elen Moreira

    Fonte https://direitoreal.com.br/noticias/paraotst-declaracaoesuficiente-para-concessao-da-gratuidade

    • Sobre o autorADVOGADA
    • Publicações22
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações153
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/para-o-tst-declaracao-e-suficiente-para-concessao-da-gratuidade/929776909

    Informações relacionadas

    Leidyane Gomes , Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Contraminuta de Agravo de Instrumento

    Guilherme Nascimento Neto, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrarrazões/Contraminuta ao Agravo de Instrumento em Recurso de Revista

    Recurso - TRT17 - Ação Mulher - Acc - de Sind dos Empregados No Comercio No EST do ESP Santo contra Vivo Supermercado

    Carlos Wilians, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Modelo | Contraminuta do Agravado

    Fernanda Marques, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Contestação trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)